21/05/2009

Dúvidas II



Hoje tive a infeliz ideia de ir ao Chiado ao fim da tarde, como não sabia da Manifestação da Policia nos Restauradores e Praça do Comércio, fiquei parado no trânsito 2 horas... 2 horas porque um dos Srs. policias (que também devia estar na manifestação), mandou-me ir fazer "piscinas" para a Praça da Alegria.
A propósito deste meu "regresso" á Baixa, e recordando noticias recentes, acho (tenho a certeza, afinal foram dez anos a trabalhar na Baixa) que a requalificação da Praça do Comercio, que é necessária, apesar de não me atrair esteticamente e estar cheia de boas intenções vai acelerar a morte lenta da Baixa.
Gosto da Baixa, mas como assisti recentemente em Madrid e em Amesterdão o centro precisa de pessoas e a baixa lisboeta cada vez têm menos pessoas, a viver, a trabalhar e a passear.
O comercio tradicional, a restauração que vivia á base de quem trabalhava na Baixa, está a dar lugar a lojas de gosto duvidoso que vendem souvenirs a turistas, estes sim, são cada vez mais, mas por si só não chegam para dar vida á Baixa.
A retirada de carros é muito linda, mas na realidade vai acelerar o declinio... espero bem que não.

0 comentários: